Quando a gente fala de FÉ e OBRAS, as pessoas pensam que só existe um tipo de OBRAS e colocam todas no mesmo balaio.
Mas não é assim. Existem obras "da carne", obras "externas", que são os rituais fúteis. Por exemplo, crer na Salvação por obras fúteis é crer que alguém tem a vida eterna garantida simplesmente por ser circuncidado. João Batista contestou esse tipo de pensamento quando disse para não pensarem "Temos Abraão por pai" porque, como bem observou, até mesmo pedras poderiam ser feitas descendentes de Abraão segundo a carne se Deus assim desejasse.
Mas há um segundo tipo de obras, as verdadeiramente sublimes, das quais Jesus disse "Dará a cada um conforme as suas obras". Essas são as obras do Espírito, as obras da caridade, do amor. Evitar o pecado, doar aos pobres, viver o amor... essas são obras do Espírito, que não perecem, que são verdadeiras e que se tornam tesouros no Céu. E quem realiza esse tipo de obras jamais perderá o seu galardão.
Por isso a Bíblia diz que a salvação não é somente pela Fé, mas também pelas Obras, porque Fé sem Obras é morta. Mas algumas pessoas não entendem como pode a salvação depender de Obras. Aí está: não há um tipo só de obras, mas dois: as da carne e as do espírito. A salvação não depende das obras da carne, mas depende sim das do espírito.
Isso não é difícil de aceitar nem de entender, e parece bem de acordo com tudo o que os Profetas ensinaram (as obras do espírito são o Amor, e o Amor é o cumprimento total da Lei, a qual Cristo não veio abolir).
Assim, eu - em minha humilde opinião - me sinto tranquilo no espírito em afirmar que a salvação é sim por Obras, mas pelas Obras do Espírito e não pelas da carne.
Para finalizar, devemos pensar quantas obras da carne temos dentro do mundo cristão. E o primeiro exemplo é o mais evidente: se era um erro supor que a circuncisão salvava alguém, do mesmo modo é uma ingenuidade crer que qualquer ritual tem o poder de salvar. Assim, não devemos confiar nos rituais de Batismo e de Ceia ou nos Cultos e nem em expressões de Falar em Línguas ou fazer "milagres" como sinais de Salvação, porque Cristo mesmo disse "Não fiquem felizes porque os espíritos maus se submetem a vocês, mas porque os nomes de vocês estão registrados nos Céus".